Dicas para comprar uma TV de LED ou LCD

Melhor smart TV 2012

Os fabricantes adoram colocar informações e números impressionantes, como taxa de contraste e tempo de resposta. Valores que não são de grande importância só para se diferenciar. Em muitos casos fica quase impossível comprar alguns dados com modelos de outras marcas.

Por isso é importante ficar  esperto com o que Realmente importa e o que não.


O que não importa em uma TV

Taxa de contraste da TV: na teoria esta medida indica a diferença entre o tom mais escuro e o mais claro que a TV consegue reproduzir, já que para nós imagens com alto contraste parecem mais realistas. Infelizmente, os fabricantes fazem a medida por conta própria, sem nenhuma padronização nos testes. Portanto, a taxa de contraste não pode ser considerada nem de longe um indicador confiável da qualidade de imagem de uma TV.

Tempo de resposta da TV: é o tempo que a TV leva para “mudar” um pixel de uma cor para outra, como de preto para branco e depois preto de novo, ou de um tom de cinza para outro. Um menor tempo de resposta evita o efeito de “borrão” ou “fantasma” em imagens com objetos em movimento.

Entretanto, a não ser que você leia as letrinhas miúdas, não fica claro qual medida o fabricante está anunciando (a transição preto-branco-preto no geral leva duas vezes mais tempo do que cinza-cinza). E hoje em dia a maioria das TVs tem um tempo de resposta bom o suficiente para que você não precise se preocupar com isso.

 



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


O que às vezes importa em uma TV

Taxa de atualização da TV: é a velocidade com que a TV redesenha a imagem na tela, e no geral só se aplica a TVs LCD. A diferença entre uma TV com taxa de atualização de 60 Hz para uma de 120 Hz é tremenda, mas além disso ela não importa muito. Já vimos TVs de 120 Hz ganharem de modelos de 240 Hz em nossos testes de movimento, porque a interpolação de quadros usada nos modelos de 240 Hz cria artefatos que causam um “engasgo” no movimento.  Esta taxa de atualização alta é essencial para TV 3D.

O que realmente importa em uma TV

Conversor Digital: Atualmente quase todos os modelos vem com Conversor Digital padrão DTV brasileiro, o custo destes modelos caiu muito, então não vale a pena sim escolher uma que tenha este recurso sim. A não ser que você tenha certeza que só vai ter TV por assinatura ou usar para outro fim que não seja assistir TV aberta.

Em especial se a TV tiver o recurso DTVi, este “i” significa que ela é interativa e dependendo do programa que estiver disponível informações interativas você pode consultar textos, fotos e dicas adicionais. Um bom exemplo disso é você poder consultar a escalação do time de futebol de forma interativa (mas isto só é possível se o canal de TV disponibilizar tal recurso. Então isto depende de cada região)

 

Tamanho da TV: isso é realmente importante, mas não do jeito como você está pensando. A maioria das pessoas quer a maior TV que pode comprar, mas se sua sala de estar não tiver o espaço necessário entre a tela e o sofá, você pode acabar com uma qualidade de imagem inferior. Ou seja, sua mãe estava certa: não se deve sentar muito perto da TV, já que em telas grandes é possível ver as linhas que compõem a imagem. É como sentar lá na primeira fila no cinema.

O cálculo da distância ideal da TV:

Primeiro converta o tamanho da tela em polegadas para centímetros, multiplicando ele por 2,5. Ou seja, uma tela de 42 polegadas tem 105 cm. Depois, multiplique esse valor levando em conta a resolução da tela, HD (720p) ou Full HD (1080p). Uma TV HD deve ter o valor multiplicado por 3, ou seja, a distância ideal do sofá até a tela é de 3 metros e 15 cm. Já nos modelos Full HD, multiplique por 2. Nesse caso, a distância ideal deveria ser de 2 metros e 10 centímetros.

Confira o vídeo abaixo que é um pouco antigo, mas traz uma boa noção.

[lomadeewpro category=’2852′ keywords=’samsung, sony, lg, philips, aoc’]

TVmaster

TV Master é o Mestre quando assunto quando é TVs, especialista em tecnologias e informática, conhece a maioria das tecnologias e novidades sobre SmartTVs, TVs 3D e muito mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *