TV com HDR é melhor? O que é? Pra que serve esta tecnologia?

tv com hdr tecnologia de imagem

Vamos descobrir afinal se TV com HDR é melhor neste post, confira todos os detalhes:

A primeira pergunta a ser respondida é: O que é HDR?

HDR ou (Grande Alcance Dinâmico) é um recurso desenvolvido para que dispositivos eletrônicos gerem ou reproduzam imagens que apresentem cores bem mais vivas, com melhores níveis de contraste, brilho mais intenso e os mais densos tons de preto já apresentados numa TV.

Resumindo, é uma técnica que produz imagem com cores, sombras e brilhos bem mais vivos e vibrantes. Enquanto TVs “normais”, ditas SDR (Alcance Dinâmico Padrão), são limitadas por 16 milhões de cores, as com HDR possuem mais de 1 bilhão.

diferença no visual da HDR comparativo

Mas antes de entrar em mais detalhes para explicar que TV com HDR é melhor, é preciso dizer que não basta a TV ser 4K para ela ter HDR! E além disso, não basta a TV ter HDR para ela mostrar bom conteúdo HDR. Existem exigências mínimas a serem atendidas pelo aparelho para que o recurso possa brilhar de verdade. Se a TV for LED ela deve ter brilho acima de 1000 nits e tons pretos abaixo de 0,05 nits, se for OLED deve ter brilho acima de 500 nits e tons pretos abaixo de 0,0005 nits. Quanto mais distante dessas exigências, pior é o HDR da TV.

Se você comprou uma TV 4K modelo 2015 é praticamente certo que sua TV não suporta HDR, ou se suportar, ela tem altas chances de não atender aos requisitos mínimos necessários para uma boa experiência.

 

Em geral, só os modelos mais caros da LG e Samsung em 2015 em diante tiveram esse recurso implementado (o chamado HDR de 1º geração), e apesar de não possuírem os padrões exigidos para HDR Premium, ainda produzem uma imagem superior ao SDR, apesar de inferior aos modelos 2016 nesse quesito: LG OLED EF9500, LG OLED EG9600, Samsung JS9500 e Samsung JS9000.Todos os demais modelos de telas 4K até podem ter HDR mas não conseguem reproduzir o efeito de forma tal que o diferencie de conteúdo SDR.

Sim TV com HDR é melhor! Na HDR elementos escuros da imagem ficarão mais escuros, enquanto os iluminados serão ainda mais destacados. As cores se tornam mais vivas e presentes, com tons respeitados e maior destaque na composição. Gramados verdes, céu azul ou o vermelho de um batom, por exemplo, se destacam como nunca. Um objeto perdido no canto da tela pode ser notado sem deixar de lado a beleza do que estiver em primeiro plano.

Quais os benefícios reais de uma TV HDR?

Com o HDR você vai conseguir visualizar uma gama bem maior de cores com destaques a brilhos intensos e pretos bem mais profundos, preservando detalhes em todos os tons médios mesmo com os três elementos presentes na mesma cena. Isto permite uma apresentação mais “verdadeira” da imagem, que mais se aproxima às variações de cor, pequenos detalhes e níveis de sombra que o olho humano é capaz de enxergar.

Além disso, filmes em particular, ganham uma maior preservação das cores do material original em comparação com as TVs comuns, onde a compressão de cor reduz enormemente a quantidade de tons diferentes exibidos na tela.

oled tv da lg

veja mais

A utilização de gamas de cores mais elevadas desempenha um papel fundamental no HDR, com o processamento de cor de 10 e 12 bits usado para melhorar a imagem e dar bem mais detalhes. Por exemplo, cores de 10 bits fornece 1024 tonalidades para cada cor primária em comparação com apenas 256 tons para Blu-rays padrão HD, que são criados em cores de 8 bits. Como resultado, a precisão de cores ampliada permite que detalhes mais intrincados sejam mostrado na tela – e não apenas em cenas com alto contraste entre as áreas claras e escuras.

O HDR faz tanta coisa ao aumentar duas variáveis na TV: a taxa de contraste e a precisão na reprodução das cores. Ou seja, nada de filtros ou “gambiarras” para destacar elementos da imagem. O resultado é uma qualidade no que você vê que faz a diferença até na comparação com resoluções maiores — ter HDR ou não em um modelo pode ser mais significativo do que mais ou menos pixels na tela.

compare preços de TV aqui
Veja as ofertas mais quentes do mercado. Os produtos mais buscados devidamente atualizados!

 


E o HDR nas TVs 4k?

No 4K não se trata de apenas aumentar a densidade de pixels na tela, mas a criação de melhores pixels que replicam de forma mais precisa o material de origem, sejam filmes, shows ou jogos, aproximando-se de forma mais real como vemos o mundo com os nossos próprios olhos, ou seja TV com HDR é melhor.

Mesmo o Xbox One S não rodando jogos nativamente em 4K, o uso de HDR e as gamas de cores mais amplas devem fornecer qualidade visual extra para todos os títulos de 1080p que possuam suporte prévio para HDR, e que depois sofrerão upscale para a resolução UHD.

tvs 4k as melhores do brasil

veja mais

Muita gente pode se perguntar: mas o 4K já não traz muito mais qualidade? É verdade. Mas são coisas diferentes. Enquanto o 4K aumenta a resolução, número de pixels da imagem, o HDR tem o papel de melhorar cada pixel que já está lá. Isso significa que, enquanto o 4K geralmente requer uma tela maior para ser percebido, as vantagens de HDR são claramente visíveis em qualquer tamanho de display – ou seja, TV com HDR é melhor.

Há o potencial para perceber detalhes extras em luzes fortes, efeitos de lens flare, god rays, bloom e em áreas escuras perceber mais detalhes sem que o preto ofusque tudo ao redor. Não se engane, a revolução que o pulo do SD para o Full HD fez com resolução e qualidade geral da imagem, o pulo de SDR para HDR fará pelas cores, brilho, sombras e detalhes. É a inovação mais significativa, aguardada e excitante da última década.

Via pbx.net Tecmundo e OlharDigital

TVmaster

TV Master é o Mestre quando assunto quando é TVs, especialista em tecnologias e informática, conhece a maioria das tecnologias e novidades sobre SmartTVs, TVs 3D e muito mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *