Entenda os tipos de TV HDR para comprar

Se está na dúvida na escolha de TV HDR para comprar é bom entender alguns detalhes desta tecnologia de imagem.

Atualmente existem vários padrões de implementação de HDR no mercado competindo para se tornar o padrão definitivo – é a boa e velha guerra de formatos, igual ocorreu com Blu-Ray versus HD-DVD, DVD versus VHS etc.

O HDR-10 e o Dolby Vision são os dois principais correntes, com a diferença entre eles sendo a profundidade de cor e brilho máximo. A versão da Dolby é a mais avançada dos dois, mas também requer hardware adicional de processamento integrado à TV.

diferença no visual da HDR comparativo

Essencialmente a performance de ambos é muito próxima, com uma pequena vantagem da Dolby Vision nos modelos de TV mais caros (Samsung Série 9000, 8000, 7000, Sony Série 900, 800 etc), entretanto o Dolby Vision produz um resultado bem melhor em modelos de TVs medianos e mais baratos. Toda TV com Dolby Vision automaticamente suporta HDR-10 por padrão, mesmo que a TV não especifique. Entretanto o contrário não ocorre. Se uma TV mencionar que possui HDR e mais nada, é certeza que ela suporta apenas o HDR-10 mas não o Dolby Vision. Um exemplo é o o novo Xbox One S  tem o suporte padrão para HDR-10 mas não para Dolby Vision.

Então, para garantir o máximo de compatibilidade no futuro faz sentido ir atrás de TVs que apoiem o maior número de formatos possível. Entretanto, no Brasil até 2016, apenas as LG topo de linha (em particular as OLED) possuiam suporte a Dolby Vision. Há que se falar também que Samsung, Sony e a maior parte dos estúdios de cinema preferem o HDR-10 por ser um formato aberto, ao contrário do Dolby Vision que exige compra de chips da Dolby e pagamento de royalties.

tv com hdr tecnologia de imagemveja mais

Outro ponto é que a vasta maioria de conteúdo HDR hoje em dia está disponível apenas em HDR-10 (incluindo Blu-rays UHD) e não Dolby Vision. TVs Samsung e Sony apoiam HDR-10. Por causa da força por trás dele, as chances do HDR-10 ganhar a guerra de formato são grandes. Mas não desconsidere o Dolby Vision ainda. A Dolby é extremamente influente no meio cinematográfico e já convenceu a Sony Pictures, MGM, Warner Bros. e Universal a lançarem filmes compatíveis com Dolby Vision.

E apesar deste ano apenas a LG suportar o formato, existe uma boa aposta que Sony e Samsung acabem cedendo e ano que vem lancem aparelhos com Dolby Vision também. Netflix, Hulu e Amazon também confirmaram suporte ao Dolby Vision, além do HDR-10.


Vai comprar TV nova? Então confere:

Confira algumas dicas das melhores TV HDR para comprar em ofertas no botão 4K. Também tem indicações separadas pelas categorias que vão deste as SmartTVs mais simples até as TOP. Basta clicar em um dos botões a seguir:

Melhor TV de 2015 TV 4k recomendada TV 3D para comprar TV led para comprar suporte para por TV

 


E o conteúdo disponível em HDR? (jogos, filmes, séries)

Atualmente, a principal fonte de HDR são Blu-rays UHD (4k). A maioria dos filmes mais recentes lançados no novo formato 4k suportam este recurso. Serviços de streaming também estão recebendo conteúdo, embora o catálogo de opções que suporta tanto 4K e HDR ainda é pequeno. Já tem muitas horas de conteúdo 4k HDR disponível na Netflix, com Bloodline, Daredevil, Jessica Jones e tantos outros. Marco Polo já está disponível no formato mas a implementação não ficou muito boa e tem recebido críticas.

Dicas de TV HDR para comprar:

veja mais

A Netflix promete melhores resultados nas conversões futuras de suas séries. Mas note que isso não se aplica aos Blu-Rays UHD, com vastos elogios à versão HDR de filmes como The Revenant, The Martian, Life of Pi e Mad Max Fury Road. Em suma, estamos nos estágios iniciais aqui. Conteúdo HDR está começando a ser lançado agora, mas o apoio ainda é irregular para dizer o mínimo e pode variar muito de um conteúdo para outro.

compare preços de TV aqui
As ofertas mais quentes e buscadas na lista

Jogos com HDR

As coisas andam interessantes, e o Xbox One S foia a primeira plataforma a rodar títulos com HDR – apesar da nova geração de placas de video (séries GTX 1000 e RX 400) garantir suporte ao PC nos próximos meses. Forza Horizon 3, Gears 4, Rise of the Tomb Raider e Deus Ex Mankind Divided já tem suporte a HDR garantidos, sendo que Tomb Raider receberá um patch com as devidas modificações para rodar o recurso no futuro.

Mais jogos entrarão na lista e vários estúdios (Naughty Dog, CD Projekt, Rockstar, EA, Square Enix e outras...) já demonstraram intenção de implementar HDR em seus futuros jogos. Não pense que HDR em jogos será algo como 3D ou VR, com um ou outro game apresentando esse recurso. HDR será a regra! Pois sua implementação é relativamente fácil e praticamente todas as Engines modernas já conseguem criar jogos com essa gama de cores extra.

Desde 2016 muitos jogos já passaram a adotar o recurso, agora em 2017 mais de 1/3 de todos os jogos lançados tem ou terão HDR, e de 2018 para a frente não devem mais ser feitos jogos sem ele. Isso não é crença, é declaração de desenvolvedores de games das ultimas conferências do ramo: GDC e na E3 de 2016.

Via pbx.net

TVmaster

TV Master é o Mestre quando assunto quando é TVs, especialista em tecnologias e informática, conhece a maioria das tecnologias e novidades sobre SmartTVs, TVs 3D e muito mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *